segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Praça da Liberdade: quando as imagens dizem mais
O Sindicato dos Arquitetos de Minas Gerais disponibilzou um Power Point da apresentação da Praça da Liberdade. Clique aqui e baixe o arquivo.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Circuito Cultural Liberdade - Localização
O Circuito Cultural Praça da Liberdade. O maior pólo de cultura do Estado e um dos maiores do Brasil. Um conjunto amplo, variado e inovador de centros e atividades culturais, artísticas, educacionais, de lazer e de turismo cultural. Museus, centros de memória, salas de espetáculos e exibições, áreas de exposições, espaços para oficinas, cursos e ateliês abertos, áreas de serviços, alimentação e comercialização de produtos culturais: tudo junto, tudo ao seu alcance, em uma das regiões mais nobres e representativas da cidade, pelo expressivo valor histórico e arquitetônico: a Praça da Liberdade.
Projeto do Circuito Cultural Liberdade - Etapas
O Circuito Cultural Praça da Liberdade abrange o quadrilátero definido pelas ruas Tomé de Souza, Guajajaras, Bahia e Sergipe, incluindo todo o conjunto arquitetônico da Praça e vários prédios públicos na avenida João Pinheiro (como, por exemplo, os edifícios do IPSEMG e do Detran, dentre outros). Será implantado em duas fases, sendo que serão contemplados na primeira etapa os prédios da Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Educação e Reitoria da UEMG.
A Biblioteca Pública Estadual, o Arquivo Público Mineiro e o Museu Mineiro, equipamentos culturais importantes, já implantados e em pleno funcionamento, também são parte integrante do projeto.
O mesmo acontece com o Palácio da Liberdade, que mantém integralmente suas funções de sede e símbolo do Governo de Minas Gerais.
Fonte: http://www.iepha.mg.gov.br/index.php?option=com_ponygallery&Itemid=50
Praça da Liberdade
A Praça da Liberdade é rodeada de um espaço multifuncional importante para o cenário de Belo Horizonte e Minas Gerais.
Considerada o berço da cidade é a sede do governo mineiro e com seu conjunto arquitetônico atrai a atividade turística para a região, gerando renda e trabalho a população.
Saiba Mais: http://tinyurl.com/5pwceb
Fonte: http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/cidades/belohorizonte/port/listapracaliberdade.asp
Palácio da Liberdade
Projetado pelo arquiteto José de Magalhães o Palácio da Liberdade foi projetado para ser sede do governo. Os arquitetos envolvidos neste projeto foram Aarão Reis e Francisco Bicalho. Os construtores foram Teixeira Rodrigues, sconde de Santa Maria, Carlos Antoni e Leonardo Gutierrez. O primeiro a ocupar o cargo de Governador do Estado foi Chrispim Jacques Bias Fortes, em 12 de dezembro de 1897, na qual também foi inaugurada a cidade de Belo Horizonte.
Saiba Mais: http://tinyurl.com/6rdm6p
Fonte: http://www.mixbh.com.br/palacio.htm
Secretaria da Defesa Social
O início da construção deste prédio foi em 1926, projetado pelo arquiteto Luiz Sgnorelli, numa época de grande prosperidade para Minas Gerais. Inaugurado em 6 de setembro de 1930 foi destinado a Secretaria de Segurança e Assistência Pública. Dentre os acontecimentos importantes que marcaram o prédio, logo após a sua inauguração foi a Revolução de 1930, sendo instalado o “Comando Geral das Forças Revolucionárias”, responsável pela coordenação das ações militares e policiais.
Fonte: www.circuitoliberdade.mg.gov.br
Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
Juscelino Kubitscheck de Oliveira foi quem criou a Biblioteca Pública Estadual em 1954, na qual a sua sede própria foi em 1961. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer, a princípio foi desenhada para ter seis andares, mas por questões financeiras, ficou apenas com três. Tombada como Patrimônio Histórico e Artístico, em 1979.
Fonte: www.circuitoliberdade.mg.gov.br
Museu de Mineralogia / "Rainha da Sucata"
Construído no final dos anos 80, este prédio foi projetado em estilo pós-moderno, pelos arquitetos Éolo Maia e Sílvio Podestá, no terreno triangular na esquina com a Av. Bias Fortes.
Curiosidade: Os materiais utilizados no projeto do prédio foram o quartzito, ardósia e pedra sabão, chapas de aço corten não pintadas, dando-lhe o apelido de “Rainha da Sucata”, referência a uma novela da Televisão Brasileira.
Fonte: www.circuitoliberdade.mg.gov.br
Reitoria da UEMG
Reitoria da UEMG
Um projeto do arquiteto Galileu Reis, em 1961 foi construído a Reitoria da UEMG, em uma área ajardinada da Secretaria de Educação.
Curiosidade: Por ter andares limpos ou corridos, proporciona flexibilidade para divisões superiores.
Fonte: www.circuitoliberdade.mg.gov.br
Secretaria de Educação
O prédio da Secretaria da Educação teve início em 22 de outubro de 1895. Na época de inauguração de Belo Horizonte suas obras ainda se encontravam inacabadas.
Curiosidade: Possui colunas avermelhadas em sua fachada principal pó causa das “pedras em calcário coroado, que é semelhante ao mármore”.
Saiba Mais: http://tinyurl.com/5pozqy
Fonte: http://sinarqmg.org.br/index.php?option=com_c
Secretaria da Fazenda
Este prédio foi projetado pelo arquiteto José de Magalhães que fazia parte da Comissão Construtora da Nova Capital. Por ser idêntico ao da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas, José de Magalhães tinha ordens do governo para diferenciá-lo, para isso foram feitas alterações nas fachadas.
Saiba mais: http://tinyurl.com/5geogo
Fonte: http://www.fazenda.mg.gov.br/secretaria/historia/
Arquivo Público Mineiro
Arquivo Público Mineiro
Em 1897 foi construída para ser residência do Secretário de Finanças, em 1910 foi destinada a repartições da Prefeitura Municipal e atualmente é ocupada pelo Arquivo Público Mineiro.
Saiba Mais: http://tinyurl.com/6o4s23
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquivo_P%C3%BAblico_Mineiro
Museu Mineiro
Museu Mineiro
A construção do Museu Mineiro deu-se no final do século XIX e inicialmente foi à luxuosa residência do Secretário de Estado da Agricultura e já no início do século XX recebeu o Senado Mineiro.
Curiosidade: A arquitetura do Museu é grego-romana, renascentista e ornamentos de estilo francês.
Fonte: http://www.brasilviagem.com/pontur/?CodAtr=2553
Assinar:
Postagens (Atom)