A iluminação de Natal da Praça da Liberdade será inaugurada no dia 5 de dezembro. Mais nove pontos de Belo Horizonte e de outros 24 municípios mineiros também recebem ornamentações temáticas, além de microlâmpadas e cordões luminosos. As inaugurações das decorações natalinas em todo o Estado ocorrem entre os dias 5 e 13 de dezembro.
O Natal da Praça da Liberdade reserva algumas inovações para este ano. Além da bela iluminação, formada por milhares de microlâmpadas nos canteiros centrais, árvores e prédios do entorno, o público que quer fugir dos congestionamentos noturnos poderá conferir algumas atrações, na praça, também durante o dia. A quantidade de luzes será superior ao do ano passado e todas as árvores vão receber algum tipo de enfeite luminoso.
Para surpreender as pessoas que visitam esse cartão-postal de Belo Horizonte, o projeto prevê a decoração alternada, de árvores cobertas por microlâmpadas apenas na copa e outras somente no tronco. Um dos enfeites principais deve ser a estrela, no lugar dos sinos natalinos.
Na capital, além da Praça da Liberdade, recebem as luzes natalinas o Palácio das Mangabeiras (28/11); a sede da Cemig e a avenida Barbacena (05/12); a Assembléia Legislativa e o prédio do Ministério Público (06/12); sede dos Correios e igreja São José (07/12); prédio do Comando Geral da Polícia Militar (08/12) e Corpo de Bombeiros (12/12).
No interior do Estado, milhares de microlâmpadas vão iluminar monumentos, igrejas, praças, prefeituras, avenidas ruas e um conjunto arquitetônico nos municípios de Almenara, Araxá, Cláudio, Conceição do Mato Dentro, Diamantina, Indaiabira, Itamarandiba, Itapagipe, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Montezuma, Paracatu, Pirapora, Rio Pardo de Minas, Sabinópolis, Santo Antônio do Retiro, São Domingos do Prata, São Francisco, São João Del Rey, Tiradentes, Três Marias, Una e Vargem Grande do Rio Pardo.
De acordo com Antônio de Pádua Dutra Pereira, engenheiro de expansão da Cemig, serão utilizados mais de 1,5 milhão de microlâmpadas e 18 mil metros de cordões luminosos. No total, o investimento será de R$ 1,2 milhão.
Fonte adaptada: Portal Uai e O Tempo Online
Imagem: Divulgação